
Hábitos que você precisa adotar na sua vida para reduzir risco de câncer bucal
Prevenção e mudança no estilo de vida são atitudes que devemos adotar para reduzir o risco de câncer bucal. Muitas das causas do câncer de boca podem ser evitadas e isso depende apenas de conscientização e vontade. O tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição excessiva aos raios solares são alguns exemplos. O conhecimento sobre os fatores de risco, sobre como a doença se manifesta e a importância do autoexame pode ser o diferencial para a manutenção da saúde. Além disso, uma vez que o câncer se instale, o diagnóstico precoce pressupõe uma maior chance de cura. Por todos esses motivos, as visitas periódicas ao dentista são fundamentais.
Sabemos que frutas, legumes e verduras efeitos possuem de redução do risco bucal. Por outro lado, gordura e alimentos de origem animal provocam efeito contrário. Conforme as mudanças na alimentação, dependendo de várias condições, mas deve começar a ser uma das principais preocupações do homem contemporâneo.O câncer de boca
O Câncer bucal é uma variação de uma doença cuja característica principal é a geração de células anormais, a partir do crescimento celular descontrolado. Pode afetar os lábios ou o interior da cavidade bucal, como gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca) e língua (principalmente como bordas), piso (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais frequente no lábio inferior e em pessoas brancas.
Os primeiros sinais a ser observados são:
- Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas em qualquer lugar da cavidade bucal, como gengivas, língua, céu da boca e bochechas;- Lesões nos lábios ou na cavidade oral, que não cicatrizam em 15 dias;
- Caroços no pescoço;
- Rouquidão persistente.
Quando uma doença avança, podem surgir:
- Dificuldades para mastigar, engolir ou falar;
- Sensação de alguma coisa presa na garganta.
Como reduzir risco de câncer bucal
Hábitos saudáveis promovem saúde e bem estar. De fato, praticar exercícios físicos com regularidade, evitar cigarros e bebidas alcoólicas e se alimentar bem são os passos principais para uma vida saudável. E, consequentemente, também para reduzir o risco de câncer bucal.
Criar e manter um estilo de vida saudável em ambientes hostis, como as grandes cidades, é realmente difícil. Mesmo com todos os conhecimentos e informações, as rotinas apertadas e os grandes deslocamentos roubam nossas boas intenções. É necessário, portanto, uma grande reserva de força de vontade e consciência de que a vida vale muito a pena.
Faça da mudança um projeto de vida
Aproveite qualquer tempo que tiver para cuidar de si. Afinal, alguns minutos de auto massagem, meditação ou alongamento já fazem muito bem. Planeje uma agenda do dia seguinte antes de dormir. Estabeleça algumas pequenas metas, como, por exemplo, caminhar por algumas quadras, frequentar alguma academia que fique no caminho de casa ou acompanhamento de aulas de exercícios pela internet. Mas, acima de tudo, respeite seus limites.
Organize sua alimentação
Escolha um dia da semana para planejar a dieta da semana. Invista em alimentos preparados em casa. Faça e congele. E não tenha refrigerador bastante frutas, legumes e verduras, que reduza o risco de câncer bucal. Evite alimentos com alto teor de gordura e sódio.
Fonte na alimentação vitaminas e fibras que, somados aos antioxidantes das frutas, verduras e leguminosas, redução o organismo a destruir agentes cancerígenos e bloqueiam ou reverter a formação de tumores. E, definitivamente, um gosto-se do cigarro e das bebidas alcoólicas.
Descanse e controle do estresse
Procure encontrar atividades que provoquem boas sensações, como a prática de ioga, um passeio no parque, um piquenique. Use o final de semana para descansar o corpo e a alma. Ao mesmo tempo, valorize a qualidade do seu sono. Desligue luzes e aparelhos eletrônicos ao deitar, tomo um chá, um banho morno, e deixe que seu corpo se desconecte e relaxe.Cuide da higiene bucal e da prevenção para reduzir risco de câncer bucal
Mesmo com toda a correria, faça dos cuidados bucais uma rotina, com escovação 3 vezes ao dia e utilização do fio dental. Visite seu dentista pelo menos 2 vezes ao ano para que ele faça a limpeza e o exame bucal. Proteja-se. Cuide-se. Lembre-se de que sua vida é sua responsabilidade.
Parece difícil, mas a implantação de hábitos saudáveis, como evitar o fumo, a bebida, cuidar da higiene bucal, manter uma dieta rica e visitar regularmente o dentista é a forma mais garantida de reduzir risco de câncer bucal.